15 de novembro de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.



XXXIII Domingo do Tempo Comum – Domingo 17/11/13
"É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação." 
(Lc. 21,19).

Um dos desafios mais difíceis de ser vencido é a fidelidade à Palavra de Deus, às vontades e às verdades de Jesus Cristo. É o que veremos em Lc. 21, 5-19, onde Jesus Cristo fala da "Ruína de Jerusalém e o fim dos tempos". Este mesmo episódio é descrito também em Mt. 24,1-36 e Mc. 13,1-37, com pouquíssima diferença.

Ao sair do templo, em Jerusalém, onde tinham estado em oração, um dos discípulos, como se estivesse chamando a atenção de Jesus Cristo, comenta sobre a bela construção do templo, feito de belas pedras e recamado de ricos donativos.(Cf. V.5)

"Jesus disse: Dias virão em que destas coisas que vedes, não ficarão pedra sobre pedra: tudo será destruído. Então o interrogaram: Mestre, quando acontecerá isto?" (V.6) Este versículo faz referência ao templo de Jerusalém que seria realmente destruído pelo exército do Imperador Tito.

Aproveitando aquele momento e sabendo o que aconteceria, Jesus Cristo referiu-se a Ele próprio, o verdadeiro "Templo" que estava preste a ser destruído pelos homens e reerguido por Deus.

Os discípulos receberam então, não uma resposta, mas um grande ensino, uma grande exortação, um grande incentivo para continuarem fiéis à Sua Palavra e aos seus ensinamentos, independente ou, apesar do que acontecesse.

"Jesus respondeu: Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu e: O tempo está próximo. Não sigais após eles. Quando ouvirdes falar de guerras e tumultos, não vos assusteis: porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas, não virá o fim." (V. 8-9)

Exatamente o que Jesus Cristo previu, acontece até hoje… ainda! "Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu, e: O tempo está próximo."

Muitos elaboram seus próprios "conceitos", suas próprias "profecias", e suas próprias "idéias". Usando deste artifício para difundir, divulgar, propagar e espalhar o medo e o pavor, muitas vezes, crendo que estão no caminho certo, levando assim, outros a defender e apoiar os seus objetivos, sem nenhum embasamento Teológico ou Doutrinário, e o que é pior, sem respeitar a liberdade do outro.

Jesus Cristo previne que falsos profetas conseguirão fazer coisas espantosas e a muitos enganarão. Aos que forem fiéis, porém, serão auxiliados pela Graça de Deus e não se deixarão iludir.

"Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, a qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários." (V.13-15)

“O que vos peço é… FIDELIDADE!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário