9 de outubro de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

XXVIII Domingo do Tempo Comum – Domingo 13/10/13
"Levanta-te, e vai, tua fé te salvou." (Lc. 17,19).

Graças à narrativa do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Lucas, Lc. 17,11-19 teremos a oportunidade de aprofundar mais um pouco a respeito da Fé. Um Dom dado por Deus, como instrumento de "Cura", "Libertação" e "Salvação".

Quando Jesus Cristo estava caminhando em direção a Jerusalém, passou pelo interior de duas regiões "Samaria" e "Galiléia". "Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" (V. 12)

— É bom lembrar que todos que eram acometidos de enfermidades incuráveis estavam obrigados pela Lei de Moisés a permanecer a uma certa distância de qualquer pessoa para evitar o contágio, pois eram considerados impuros, e se tocasse em alguém, também o tornaria impuro.

Jesus Cristo dá, de uma forma muito sutil, demonstração de que, em momento algum, queria desobedecer nem destruir a Lei prescrita por Moisés, Ele mesmo a observou, mas não deixou de atender o clamor que vinha daqueles excluídos da sociedade: "Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados."(V.14) Sem os tocar.

Foi pela graça que os leprosos foram curados… "Iam andando, ficaram curados". Aqui uma grande lição: foi pela Graça que foram curados mediante a Fé em Jesus Cristo. Creram e ficaram curados, porém: "Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano." (V. 16-17)

Esse samaritano, além de ter sido excluído pela sua enfermidade, era também desprezado por causa de sua origem. No entanto, foi dado, além da “cura”, a certeza de Salvação, pois teve o privilégio de ter tido um encontro pessoal com Jesus Cristo.

“Jesus disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?(V. 17-18)

Nem todos os curados voltaram para agradecer, não tinham no coração o valor da gratidão. “Levanta-te, e vai, tua fé te salvou.”(V.19) Isso foi dito somente para o que voltou, dando com a sua atitude e sua demonstração de gratidão, o exemplo de Fé viva, verdadeira e sólida.

Muitos que se dizem cristãos, só procuram Jesus Cristo para pedir, jamais para dar graças.

O Dom da Cura é um bem muito precioso, com certeza, nos sentiremos ainda melhor se agradecermos a Deus. Quem sabe? Se, ouviremos ainda: “… a tua fé te salvou.”

Mas, o que muitos pedem é… "Senhor: Aumenta-nos a fé!"

“Eu sou misericordioso. Acredite!”

Fabiano Câmara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário