30 de outubro de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

Solenidade de Todos os Santos - Domingo 03/11/13.
"Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa
 nos céus," (Mt. 5,12a)

Esta é a Palavra de conforto que o próprio Rei da Glória dá a todos que participam ou pretendem participar, como "Súditos", ou seja: "Servos" do Reino preparado para cada um de nós.

Jesus Cristo começa o seu "O Sermão da Montanha", citando as qualidades de um "Servo", embora dizendo: "Felizes aqueles que…". Porém, estas qualidades não são fabricadas nem compradas. Na medida em que vivemos "experiencialmente" o nosso "Batismo", somos capacitados e enriquecidos por Deus, com os "Frutos do Espírito Santo" que são citados na carta de São Paulo aos Gálatas (Gl. 5, 22-23), quase na mesma ordem ¾ Humildade, acolhimento, mansidão, honestidade, misericórdia, pureza, tranqüilidade, lealdade, etc.. Podemos dizer que são algumas das características ou qualidades dos escolhidos.

Na verdade, são as características de Todos os Santos. Este enriquecimento é que transforma "o que eu sou", e não "o que eu tenho" em "Bem-Aventurado".

Claro! É pra mim e é pra você também! Porque a Palavra do Senhor é Viva e atual… Sempre. Jesus Cristo nos fala quem são, ou quem serão, os verdadeiros "servos do Reino", ou melhor, quais as suas verdades fundamentais, qual seu caráter. Mostra que para sermos "santos", o que somos é muito mais importante do que o que temos ou fazemos.

Jesus Cristo fala de uma forma geral quando diz: "Felizes aqueles que… conseguem ter um coração pobre (de bens temporais, daquilo que passa), pois herdarão o Reino de Deus” (serão fartos dos bens que não passam). Ele conhece o nosso coração, ou melhor, sabe como é grande e que haverá sempre um vazio, que estaremos sempre à procura de algo que não sabemos bem o que é!

Afirma que: a herança, ou os bens espirituais, só os encontraremos, se dermos todo espaço do nosso coração para ser preenchido conforme a "Moção" do Santo Espírito de Deus.
Fala para todos aqueles que têm sede e fome de justiça, dando-lhes uma garantia de que serão saciados e que vale a pena vivenciar as Virtudes Cardeais, (Amor ao próximo).

Dá a resposta para todas as nossas orações clamando por misericórdia: “Sejam vocês misericordiosos, para alcançar a misericórdia!”
Para os que promovem a Paz, Ele diz: “Felizes são vocês, porque serão chamados filhos de Deus!”
Jesus Cristo anunciou as "Bem-Aventuranças", que podemos chamar de "Exigências do Reino" para muitas multidões.

Vivemos neste mundo conturbado procurando, às vezes nos outros, a bondade de Deus, Ele diz: “Tenham vocês os corações puros, porque só os que têm o coração puro verão a Deus!”

— Será que esta exortação já bateu forte no nosso coração?

“Sede santo, porque o vosso Pai do céu é Santo!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário