18 de outubro de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

XXIX Domingo do Tempo Comum – Domingo 20/10/13
“Por acaso não fará Deus justiça aos escolhidos…?” (Lc. 18,7a)

Assim como a Fé, a Oração também é Dom de Deus. No Evangelho escrito por São Lucas (Lc. 18,01-08), Jesus Cristo propõe uma Parábola para nos mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.

Ele conta a história de um juiz que não temia a Deus nem respeitava pessoa alguma, porém: “Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com frequência à sua presença para dizer-lhe: Faz-me justiça contra meu adversário.”(V.3)

"Com frequência": "… sem cessar", "… sem se cansar", "… sem desanimar". Jesus Cristo então, continua: “Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: Eu não temo a Deus nem respeito os homens; todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar.” (V. 4-5)

É, realmente, uma prática muito usada quando se quer conseguir alguma coisa, mas quase sempre não se tem sucesso, porque depende de como se pede! A quem se pede!

Prosseguiu então Jesus Cristo: “… Ouvis o que diz este juiz injusto? Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por Ele dia e noite? Por acaso tardará em socorrê-los?”(V.6-7)

Vale a pena citar uma exortação feita por São Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito alegrai-vos! Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Fl. 4, 4. 6-7)

Em toda vivência cristã a Oração assume um papel fundamental. Precisamos ter uma vida de verdadeira intimidade com Deus, e a oração é o caminho excelente que nos leva a ter essa intimidade. É o momento oportuno, onde podemos expor nossas vidas, tudo que se passa no mais profundo das nossas almas e nossos corações ao nosso Deus de Amor.

Jesus Cristo nos diz que devemos orar incessantemente para não cairmos em tentação, porque Ele sabe da necessidade que o cristão tem de sempre ter sua vida unida a Deus, através d’Ele, pelo poder do Santo Espírito.

Deus não deixará de atender a todos os que buscam a justiça, com a persistência da viúva, com a firme esperança dos que acreditam em seu Reino.

Somente o Espírito Santo é o verdadeiro desbravador do caminho dos nossos corações: o Dom da Oração nos leva a experimentar a Piedade, a Misericórdia e o Amor de Deus em nossas vidas e é o Dom da Fé que nos faz crer e esperar.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.”
Fabiano Câmara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário