2 de outubro de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo



XXVII Domingo do Tempo Comum – Domingo 06/10/13
"Se tiverdes fé como um grão de mostarda…"(Lc. 17, 6a)  
       
Nem sempre os pedidos dos apóstolos eram acertados. Alguns até precisaram ser frontalmente contrariados por Jesus Cristo quando, por exemplo, dois deles lhe pediram para ocuparem os primeiros lugares. Mas agora eles fazem um comovente pedido: “Senhor, aumenta nossa fé!”.

Parece que desta vez, conforme encontrado no trecho do Evangelho escrito por São Lucas, Lc. 17,5-10, eles acertaram. Os Apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé!" (V.5) Jesus Cristo aproveita este pedido e dá um verdadeiro ensino.

Em sua resposta, Jesus Cristo pondera que basta uma fé do tamanho de um grão de mostarda, com ela já daria para transportar montanhas que a fé pode ser pequena, contanto que seja experimentada.

Com relação ao aumento da fé, Jesus Cristo ensina que a fé se desenvolve na medida em que há um crescimento interior, uma confiança maior em Deus Pai, não através de um crescimento exterior e do autoconhecimento; que a mínima fé em Deus e na sua Palavra pode operar maravilhas, desde que seja convicta e verdadeira.

A Fé brota do coração do homem e da mulher, filhos e filhas de Deus, através do exercício da escuta e do ouvir atentamente a Palavra, confiar e vivê-la intensamente.

Jesus Cristo toma, como exemplo, um "grão de mostarda". O que há de especial neste "grão", que sabemos ser tão pequenino?

a) No "grão – semente", há vida. A semente não é como um grão de areia, a semente é uma partícula viva. A Fé precisa ser viva!

b) No "grão – semente", há poder. Apesar de ser pequenina, tem poder de romper a terra e tornar-se uma árvore (Cf. Mt.13,32). A fé, mesmo que pequena, tem força o suficiente e poder para lançar uma montanha ao mar (Cf. Mt.17,20)

c) O "grão – semente" pode crescer. A Fé é a confiança incondicional em Deus, por intermédio de Jesus Cristo, impulsionado pelo Santo Espírito, que leva o homem e a mulher a crescerem interiormente, e esta confiança, sem dúvidas, cresce na medida em que experimentamos mais esta experiência de Amor.

d) O "grão – semente" é pequeno (humilde). A Fé também é humilde, nada faz por poder próprio, está sempre submetida ao poder de Deus.

A dinâmica da fé nos coloca em confronto com novos desafios. É enfrentando-os que nossa “fé” se consolida, e nos associa mais intimamente à força do Espírito Santo.

Após a lição, Jesus Cristo conclui: "Assim também vós; quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer."(V.10)

Não há em nós nenhuma virtude extraordinária quando cumprirmos o nosso dever. Como disse o próprio Jesus Cristo: somos servos inúteis. Está em Deus o poder de realizar todas as coisas.

“A vossa fé vos revelará que sou… Senhor!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário