29 de agosto de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

XXII Domingo do Tempo Comum – 01/09/2013
"Porque todo aquele que se exaltar, será humilhado; "(Lc. 14,11a)

No trecho do Evangelho escrito por São Lucas, Lc. 14,1.7-14, Jesus Cristo nos dá uma lição, não somente de como devemos nos comportar, mas acima de tudo, como nós devemos ser e agir. Mostra-nos que o nosso ser e agir são diferentes do ser e agir de Deus.

A nossa maneira normal e natural de ser e agir nos leva a ter um comportamento egoísta, oportunista e prepotente.
Vale a pena transcrever:

1ª lição: "Quando fores convidado às bodas, não sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu, e, vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar."(V. 7-9)

O interessante é que, quando lemos ou ouvimos esta lição, só passa pela nossa cabeça a idéia de “Salão de festas sociais”, “Teatros”, “Clubes”, etc. Nos Esquecemos ou não a relacionamos com outros exemplos dados pelo próprio Jesus Cristo.
No aspecto da espiritualidade, por exemplo, toda vez que achamos que somos auto-suficientes, sabemos tudo de Deus, chegamos a dizer: "…não preciso de Deus" , "…o que eu sei me basta", '…já sei tudo sobre Jesus Cristo", etc.

De repente, encontramos alguém com muito menos cultura, vem e nos dá um banho de conhecimento das coisas de Deus e ficamos literalmente de "queixo caído" ou "de boca aberta", então, chegamos à conclusão que não somos os mais importante nem os mais sábios. Nós, que sempre ocupávamos a primeira fila somos, por nós mesmos, convidados a ocupar "a ultima fila". Não é uma decepção?

2ª lição versículos 13 e 14: "Mas, quando deres uma ceia convida os pobres, os aleijados, os coxos, e os cegos. Serás feliz porque eles não têm como que te retribuir; mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos."
Ainda no aspecto da espiritualidade, procuramos Evangelizar as pessoas que já têm uma experiência de Jesus Cristo em sua vida, “é mais fácil conversar com alguém que fala a mesma língua”. Queremos ser exaltados “pelos nossos grandes conhecimentos”. “Já pensou, se eu conseguir levar fulano ou fulana para a minha Igreja?”

Nunca podemos nos esquecer que: "… haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (V.7)
Se… com o nosso testemunho de vida, gestos e atitudes, fizermos com que alguém se sinta valorizado e feliz, além de ver a felicidade nos seus olhos, ainda ouviremos do Senhor:
“… ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos”.

Fabiano Câmara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário