22 de julho de 2015

Refletindo o Evangelho do Domingo

17º Domingo Comum – 26/07/2015

"Fazei-os assentar."(V.10a)

Ao atravessar o Lago de Tiberíades, Jesus Cristo encontra uma numerosa multidão que O seguia, porque muitos deles haviam presenciado os Milagres que Ele fizera em benefício dos doentes e enfermos. Jesus Cristo realiza então, uma grande obra de Caridade coletiva, a "Primeira multiplicação dos pães"(Jo. 6,1-15).
Ao levantar os olhos, sobre aquela grande multidão, compadeceu-se dela, por estar declinando o dia Jesus Cristo disse a Felipe: “Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?”(V5b). Felipe respondeu-lhe: “Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço.”(V.7) Um de seus Discípulos, chamado André, disse-lhe: Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes…mas que é isto para tanta gente? Disse-lhe ‘Jesus: ‘Fazei-os assentar.’”(V.9-10a)
A partir deste ponto do diálogo podemos nos inserir:
a)   como os Discípulos, nós percebemos a necessidade do povo, mas a nossa falta de fé, muitas vezes, nos impede de ajudá-lo, percebemos igualmente as nossas dificuldades diante dos desafios;
b)    como os Discípulos, não percebemos que Jesus Cristo serve-se dos meios disponíveis; mesmo que sejam insignificantes, aos nossos olhos;
c)    como os Discípulos, não cremos que o pouco que temos pode ser dividido com os que não têm nada e não cremos que: Jesus Cristo quer realizar um Milagre a partir da nossa oferta, mesmo que seja pequena.
Seria natural se Jesus Cristo realizasse, pelo poder de Deus, um Milagre e alimentasse todo aquele povo, mas preferiu tornar mais marcante aquele momento, tornar mais significativo, mostrando aos Discípulos e a nós, que todo aquele povo é alimentado a partir de suas próprias doações, ou melhor, do pouco que tinham:
a)    Jesus Cristo manda então o povo assentar-se na relva: “Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil.”(V.10B)
b)   Primeiro Ele dá repouso, depois o sustento;
c)   “Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu o quanto queriam.”(V.11)  — havia mais que suficiente para alimentar toda aquela multidão, havia muito mais que no princípio — Disse Jesus Cristo: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.”(V.12)
Como é bom saber que, mesmo sendo humanamente impossível realizar o Milagre da Partilha, com Jesus Cristo isto é possível.
É isso que acontece frequente e constantemente, quando decidimos colocar nossos bens materiais e espirituais em disponibilidade e em favor do próximo, quanto maior a "Partilha" maior será a "abundância".
Só saberemos que cada partícula dos bens materiais e espirituais que possuímos, é capaz de transformar o mundo, se tivermos um conceito Divino de "Partilha", só assim saberemos o que é doar com Amor.
"Partilhar é Amar… Amar é doação!"
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário