15 de julho de 2015

Refletindo o Evangelho do Domingo

16º Domingo do Tempo Comum – 19/07/2015

“Vinde à parte…, e descansai um pouco.” (Mc. 6,31a)
Na narrativa do Evangelista São Marcos, Mc. 6,30-34 Jesus Cristo tomando uma só Atitude em dois momentos distintos.
“Os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado.”(V.30) Certamente estavam felizes, estavam com um sentimento de dever cumprido, queriam sentir como seriam recepcionados por Jesus Cristo, afinal, estavam chegando de uma “Missão bem sucedida!”.

 Porém, a Atitude de Jesus Cristo foi a de… “Compaixão”, quando diz: “Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco.”(V.31a)
Ele percebe que os Apóstolos, embora não deixassem transparecer, estavam exaustos. As Palavras de Jesus Cristo servem para qualquer época, qualquer sociedade, qualquer indivíduo.
“…Descansai um pouco”, não seria um recado p’ra nós também? Ele não está falando para cada um de nós hoje?
Qual será o objetivo de toda esta nossa “correria”? Será que é o mundo que é competitivo e consumista? Ou somos nós mesmos que nos deixamos ser submetidos a esta “escravidão dos tempos modernos”? — O tempo de “globalização” que nos leva a um permanente cansaço — Por que tanta correria? “Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer.”(V.31b)
Os Apóstolos procuraram estar a sós, mas a multidão sedenta e faminta da Palavra de Deus, procurou logo um modo de ir à frente logo que soube que Jesus Cristo havia partido, correm para encontrá-lo. E alguns Apóstolos não se negaram a dar assistência a toda aquela multidão.
Jesus Cristo novamente é tomado de… “Compaixão”! Percebe que todas aquelas pessoas estavam cansadas, não mediram esforços em buscá-lo, e que diante das aflições da vida, os homens estão sempre desorientados em busca de algo que lhes sirva de ponto de referência e lhes dê sentido à sua própria existência.
A verdade é que Jesus Cristo sempre nos “Vê” com o Coração de Deus e nos “Ama” com o Seu Olhar do Pai. Por isso, nos convida a todo instante: “Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco.”
Será que não existem, em nosso dia, alguns minutos apenas em que possamos recolher-nos dentro de nós mesmos? Escutar a Voz de Deus, que fala no silêncio de nossas almas? Esta Voz é confortadora, nos reanima e nos faz repousar.
Nosso corpo é o templo do Espírito Santo e merece todo o nosso respeito, atenção e carinho. “Ajudar sempre”: este é o lema do verdadeiro cristão. Mas, nos deixar crucificar por cobranças desmedidas e neuróticas já não significa mais, amor pelo semelhante, mas desamor por nós mesmos.
“Eu sou o bálsamo para os vossos corações!”
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário