7 de maio de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

IV Domingo da Páscoa – Domingo – 11/05/2014
"Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas." (Jo. 10,7) 
 
Durante as Celebrações deste Tempo Litúrgico, A Páscoa do Senhor, continuaremos refletindo, revivendo e aprendendo com Jesus Cristo, com sua pedagogia própria, às vezes falando por Parábolas, outras vezes, de forma direta e objetiva, dependendo sempre para quem está falando.

Nesta semana, por exemplo, refletiremos uma parte da Parábola do Bom Pastor, que Jesus Cristo fala aos fariseus, e para confundi-los, de propósito, usa a linguagem dos camponeses que entendem tudo. Para os camponeses Ele diz tudo, enquanto que os fariseus confundem tudo, causando até divisão entre eles mesmos. (Jo. 10,1-10).

Jesus Cristo se define, quando diz: "Eu sou o bom Pastor." (V.11ª) E, apresenta suas credenciais: "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra pela porta do aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas." (V. 1-2)

* para os fariseus, fala que não está desobedecendo às suas leis, mas fazendo a vontade de Deus:

* para nós, Ele diz que não viola o nosso coração, só entra com a nossa permissão.

"A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz." (V. 3a)

* para os fariseus, fala que é o Espírito Santo de Deus quem o introduz para transformar o rebanho, o povo de Israel;

* para nós, Ele diz que é este mesmo Espírito Santo que converte os nossos corações.

"Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem." (V. 3b)

* para os fariseus, fala que Ele dará uma nova orientação espiritual ao povo e se responsabiliza pelo que está fazendo;

* para nós, Ele diz que podemos confiar, aquele que o segue não se perderá, porque nos conhece e quer fazer de nós, discípulos;

"Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz." (V. 4)

* para os fariseus, fala que depois da libertação espiritual do povo, Ele estará à frente, vitorioso, terão um Senhor e Mestre;

* para nós, Ele diz: "Eu vim para que as ovelhas tenham a vida, e para que a tenham em abundância." (V. 10)

Ah! Se o povo cristão pudesse corrigir a imagem deformada que tem de Deus e se afinasse com o Deus de Jesus Cristo, louco de amor por nós, Bom Pastor em nossas fragilidades!

Ele está sempre pronto para o perdão, ama o pecador, toma em seus ombros as ovelhinhas que se perdem nas pastagens da vida e faz uma festa quando volta com elas para seu aprisco. Seus olhos são de ternura e cuidados e não de controle e condenação.

“Podes confiar… Eu sou a porta do aprisco!”

Fabiano Câmara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário