1 de maio de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

3º Domingo da Páscoa – Domingo 04/05/2014
"Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente…" (Lc. 24,34) 

A Páscoa do Senhor! Continua por seis semanas, encerrando às vésperas da Celebração da "Ascensão". Estamos, portanto, entrando na 3ª semana de Celebrações da Páscoa do Senhor, onde teremos a oportunidade de rever, com o Evangelho escrito por São Lucas, Lc. 24,13-35, uma cena belíssima que demonstra a humildade e a paciência do Senhor Jesus Cristo Ressuscitado.

É um acontecimento marcante e bastante conhecido: O encontro de Jesus Cristo com dois Discípulos a caminho de Emaús. Enquanto caminhavam: "…Iam falando um com o outro sobre tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles". (V.14-15)

Continuaram, então, caminhando, dialogando e falando a respeito do que havia acontecido naqueles dias; enquanto isso, Jesus Cristo falava tudo que falaram a seu respeito nas Sagradas Escrituras: "E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas…" (V.27a).

Jesus Cristo não se identifica, mas vai caminhando lado a lado, perguntando, ouvindo, compreendendo os anseios humanos e aguardando até que os seus olhos se abram.

Até que chegaram à casa onde os dois discípulos moravam. Como Jesus Cristo deu sinais de que ia passar adiante, eles pediram: "Fica conosco, já é tarde e já declina o dia." (V.29b)

Somente depois que Jesus Cristo entrou na casa e sentou à mesa, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e os serviu, é que eles O reconheceram.

O que aconteceu com os Discípulos de Emaús, acontece comigo e com você, meu irmão e minha irmã, enfim, acontece com todos nós:

* sempre que falarmos de Jesus Cristo, podemos ter certeza de que Ele está no meio de nós! Ele está no meio de nós e muitas vezes não O percebemos;

* Ele nunca está desatento aos nossos anseios, necessidades e tristezas, está sempre pronto para dar consolo ao coração do povo que sofre e clama;

* Sempre escuta pacientemente com Amor de Pai, as nossas reclamações, em momentos de impaciência;

* tem sempre uma resposta para as grandes interrogações do homem: nosso destino, nossa liberdade e o nosso sentido de vida.

Jesus Cristo nos ensina que: é preciso primeiro ouvir as pessoas, conviver com elas, sentar-se ao lado delas. Não passar por cima das angústias e dos conceitos das pessoas.

Primeiro ouvir, partilhar, depois, somente depois, quem sabe... falar!

“Se partilhas Minha Palavra, partilhas o Pão da vida!”

Fabiano Câmara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário