15 de maio de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

5º Domingo da Páscoa – Domingo 18/05/2014
“Não se perturbe o vosso coração”. (Jo. 14,1a) 
 
Em um mundo cheio de problemas, nasceu o cristianismo. Em um mundo cheio de problemas, floresceu o cristianismo. O cristianismo vive em um mundo ainda cheio de problemas. Por quê?

O Evangelho da Liturgia deste 5º Domingo da Páscoa do Senhor, narrado por São João, é um trecho onde Jesus Cristo, de uma forma muito íntima, reúne seus Discípulos para estarem juntos, durante a Ceia. Após falar do que iria acontecer nos próximos dias, sentindo certo desânimo entre eles e até tristezas, começa a dar esperanças.

Lendo então esta narrativa a partir do Capítulo 14, podemos notar que nas primeiras Palavras, Jesus Cristo dá prova incontestável de que Ele conhece realmente os corações aflitos, quando diz: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; credes também em mim.” (V. 1)

Creio que, naquele momento, a intenção o e sentimento de Jesus Cristo, eram deixar claro que Ele não é um acontecimento passageiro, nem uma promessa vã: como os Discípulos, também nós precisamos crer na Sua Palavra, o que eles ouviram é o que nós precisamos ouvir também, hoje:

* para os Discípulos Ele diz: “Que o vosso coração não se entristeça, confie. Como o Deus de Abraão, de Isaac e Jacó alimentou a vossa fé, creia também em mim …”

* para nós Ele diz: “Confiem plenamente em mim. Eu sou o mesmo Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, dos Apóstolos e de todos que vos transmitiram a Boa Nova, estarei sempre convosco…”

Mais adiante, um dos Discípulos demonstrando insegurança, pergunta com outras palavras: "A quem seguiremos? Por qual caminho devemos seguir? Jesus Cristo, então, responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (V. 6a)

* Para os Discípulos e para nós Ele diz: “Eu sou O Caminho por quem deveis caminhar. O Caminho Verdadeiro, permanecerei vivo no meio de vós…”;

* para os discípulos e para nós, Ele diz: "Eu Sou A Verdade e A Vida, não sou uma verdade qualquer e nem simplesmente uma vida que acaba, Eu sou A Verdade perene e A Vida eterna…”

* para os discípulos e para nós, Ele diz: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (V. 6b) Ao afirmar isso, Jesus Cristo quis dizer que “vir ao Pai” não é o mesmo “ir para o céu”, mas é algo a ser realizado hoje, aqui e agora, entrando na intimidade com Pai através d'Ele, O Caminho.

Ele está Vivo no seu coração, meu irmão ou minha irmã. Você já despertou p'ra isto? Quantos de nós sofremos de angústia, solidão e depressão por não despertar para o Deus, Pai de Amor que está vivo no nosso coração.

“Eu Sou O Caminho, A Verdade e A Vida!”

Fabiano Câmara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário