22 de maio de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

6º Domingo da Páscoa – Domingo 25/05/2014
"Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós." (Jo.14,18)


Estamos entrando na 6ª semana do tempo de Páscoa do Senhor, no próximo domingo, celebraremos a Ascensão do Senhor, a Liturgia da Igreja Católica nos proporciona uma grande oportunidade de reviver as promessas de Jesus Cristo aos Discípulos e, porque não dizer, a todos nós.

O Evangelho começa com esta frase de Jesus Cristo: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.” (V.15-16)

Jesus Cristo se preocupa em não nos deixar abandonados, por isso, promete enviar o Espírito Santo. Neste compromisso está toda motivação da vivência cristã, a certeza de que existe O Pai, O Filho e O Espírito Santo. Jesus Cristo se coloca, neste versículo, como parte integrante da “Divindade Trina” ou “Santíssima Trindade”. Sem hesitação — e para que não pairasse dúvidas — Ele fala e explica quem É O Paráclito: “É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vos.” (V. 17)

Nesta última conversa íntima, com os Discípulos, Jesus Cristo continua dando-lhes segurança, confiança e esperança, com afirmações surpreendentes:

* “Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.”

* “Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis.”

* “Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.” (“Naquele dia…” É provável ser referência à grande Efusão do Espírito Santo no dia de Pentecostes.)

Esta preocupação de Jesus Cristo com os Discípulos é facilmente compreensível, eles tinham seus motivos para se sentirem inseguros, tinham medo de acontecer com eles o que acontecera aos seus antepassados, afinal, pela primeira vez o próprio Deus vem ao mundo em Corpo, alma e Espírito.

Ele veio ao mundo para nos dar:

* Segurança: Deus é a essência do nosso existir, somos feitos à sua imagem e semelhança;

* Confiança: Jesus Cristo é o fundamento do nosso viver, fomos salvos e viveremos por Ele;

* Esperança: O Espírito Santo é a existência do nosso sentir, somos sua morada, somos o seu Templo.

Quando se fala em promessas, parece até que é algo passível de não ser cumprido, mas vindo de Jesus Cristo é um compromisso. Sabemos que esta promessa se tornou realidade na grande Efusão do Espírito Santo no Dia de Pentecostes.

Você meu irmão ou minha irmã crê nisto?
Jesus Cristo É Deus conosco. Coragem! Vamos lá!


Fabiano Câmara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário