3 de julho de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

XIV Domingo do Tempo Comum - Domingo 07/07/13
 “Grande é a messe, mas poucos são os operários.” (Lc. 10, 2a)

Esta foi a expressão usada por Jesus Cristo ao enviar os 72 Discípulos em missão, enviando-os de dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares por onde Ele haveria de ir.

O Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Lucas, (Capítulo 10, versículos de 1 ao 12), relata este envio, bem como as recomendações e cuidados do Mestre.

Podemos também aprender muitas dessas lições para o nosso dia-a-dia, na missão Evangelizadora, de anunciar A Boa Nova que é responsabilidade de todo batizado chamado a trabalhar na Messe do Senhor:

a) Os discípulos foram enviados dois a dois, (V.1) para que um intercedesse pelo outro e servisse
como companheiro de caminhada.

b) Quanto a necessidade de oração, pedindo mais Evangelizadores, pois a messe é grande, ou seja, muitas pessoas ainda precisam ser Evangelizadas.(V. 2b)

c) “Ide; eis que vos envio como cordeiros no meio de lobos.”(V. 3) Os perigos, em todos os sentidos: do desvio de Doutrina, do envolvimento psíquico ou emocional, deixar-se levar pelas carências afetivas, o perigo de perder o equilíbrio na hora da diversidade, divergência, contradição, oposição, etc.

d) Não esperar que seja recompensado financeiramente, mas, não se preocupar com que haverá de comer e beber.(V.4)

e) Todo discípulo é um mensageiro de Paz: “Em toda casa que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!(V.5)

f) Faz parte da missão Evangelizadora, orar pelas pessoas, pelos doentes: ”Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.”(V.9)

Indo um pouco além, no versículo 20, Jesus Cristo fala da recompensa que será dada ao discípulo: “Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus.”

Quando as Missas eram Celebradas em Latim, o Sacerdote, ou melhor, o Presidente da Celebração Eucarística, na Bênção final, voltava-se para a assembléia e dizia: “It Missa est”, que quer dizer “Vá, esta é a Missão”.

Esta mesma Bênção final, nas Missas atuais é: “Ide em Paz, o Senhor vos acompanhe!” A Assembléia responde: “Graças a Deus!”

A Missão de pregar o Evangelho, não é imposição da Igreja, como muita gente pensa, é… Graça!
Esta é a minha, a sua, a nossa Missão, pregar o Evangelho, com todas as suas conseqüências.
— Ensina-nos, Senhor, como devemos agir para que tenhamos um dia, o nosso nome escrito no céu. Amém!

“Alegrai-vos! Eu vos conheço pelo nome.”
Fabiano Câmara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário