18 de junho de 2015

Refletindo o Evangelho do Domingo

12º Domingo do Tempo Comum – 21/06/2015

“Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?” (Mc. 4,40)
O episódio narrado por São Marcos (Mc. 4, 35-41), a princípio, podemos dizer que tem como tema central: Jesus Cristo acalma a tempestade!” É verdade! É um fato. Porém, o que gira em torno desse fato ou o que acontece antes e depois é que trouxe para os Discípulos e traz para nós, uma grande oportunidade de aprender muito com o Mestre e Senhor.
O poder de Jesus Cristo como médico do corpo já havia sido conhecido, quando curou a sogra de Pedro, quando curou várias doenças, enfermidades, expulsou demônios, quando curou leprosos e quando deu outras demonstrações de poder. E estamos diante de um fato: os discípulos, companheiros de Jesus Cristo, ainda desconheciam o seu poder sobre todas as coisas.
Imaginemos um barco em alto-mar, uma tempestade terrível, os discípulos amedrontados, com os olhos esbugalhados, um olhando para o outro à procura de uma resposta: a identificação do Mestre, que dormia calmamente, enquanto eles se apavoravam!
Disse Ele aos Discípulos: “Passemos para o outro lado”. Ao deixar o povo, entraram nabarca, levando consigo Jesus Cristo assim como Ele estava. Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca… Jesus Cristo achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram Jesus Cristo e disseram: “Mestre, não te importa que pereçamos?” E Ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: “Silêncio! Cala-te!”.  E cessou o vento e seguiu-se uma grande bonança. (Cf. Vs.. 37-39)
Podemos até dizer que: —estamos diante de uma “radiografia” do mundo em que vivemos, diante do que nos acontece no nosso dia-a-dia, com muita riqueza de detalhes e uma proposta implícita de “Como viver neste mundo, sob o Senhorio do Senhor do mundo e da história… Jesus Cristo”.
§    A Barca”: a Igreja de Jesus Cristo, onde, com toda certeza e segurança, Ele estará sempre presente: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles.” (Mt. 18,20)
§    Uma grande tormenta…”: as tribulações e perseguições, de que, mesmo sendo Igreja não estaremos livres: “Se me perseguiram, também vos hão de perseguir.” (Jo.15,20A)
§    As ondas…”, os nossos momentos de aflição: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.”(Mt. 11,28)
§    O Vento…”: os momentos que nos sentimos impotentes e incapazes diante de certas situações, impostas pelos “mares da vida!”. Ele É por nós e diz aos “mares” das injustiças e opressões: “Silêncio! Cala-te!” Cessará o “vento” e seguir-se-á, com certeza, uma grande “bonança”.
Mas, infelizmente, o que mais ouvimos no íntimo de nosso ser é esta frase de Jesus Cristo: “Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?”(V.40)
Estamos a todo o momento, percebendo que Jesus Cristo está ao nosso lado? Nós, Igreja, demonstramos essa confiança, quando as nossas atitudes de cristãos são seguidas por outros, que querem segurar-se neste: “Senhor da Vida e da História.”
“Eu sou aquele que acalma o mar de vossas tribulações!”
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário