19 de novembro de 2014

Refletindo o Evangelho do Domingo

Jesus Cristo, Rei do Universo – Domingo – 23/11/2014

“Quando o Filho do Homem voltar…” (Mt. 25,31a)
Chegamos ao último Domingo do Ano Litúrgico que, conforme o Calendário, é chamado com todos os méritos de "Festa de Cristo Rei" ou "Dia de Cristo, Rei do Universo"; e encerramos o “Ano Litúrgico A”. O Evangelho de Jesus Cristo que será meditado neste domingo é Mt. 25,31-46.
Jesus Cristo fala do “Juízo Final”. As Palavras deste trecho do Evangelho assustam a algumas pessoas, e são usadas por outras, sobretudo pelos “achólogos”, para assustar, causar pânico, medo e até fazer “chantagem”.
Não devemos em nenhum momento nos assustar, entrar em pânico e nem ter medo, porque Jesus Cristo fala claramente o que é a verdadeira obra de “Misericórdia”, que é “A Justiça” com “Caridade”.
Notemos que, neste trecho do Evangelho narrado por São Mateus, existem dois momentos distintos:
1º- "Quando o Filho do homem voltar na sua glória e todos os anjos com Ele, então, sentar-se-á no seu trono glorioso". (V.31)
Ele fala certamente, não para pessoas específicas, mas para todo um povo, para reinados, para os que se opõem ao Seu projeto; fala aos falsos profetas, àqueles que impedem a implantação do Reino de Deus; Reino de Justiça, de Verdade e de Paz. Quando diz: “Todas as nações se reunirão diante dele, e Ele separará uns dos outros”.(V.32)
Mostra toda a sua Majestade e, que virá realmente para julgar e de quem será cobrado.
2º- Colocará todas as nações perante Ele, com "Poder e Glória" e dirá aos escolhidos: “… tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo”.(V.34b)
Afinal, quem são os Escolhidos?
Ele justifica, dizendo: “‘porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu, e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.' Perguntar-lhe-ão os justos (em outras palavras:Senhor, quando foi que tudo isso aconteceu?’) Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto (Justiça com Caridade) a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’”.
Para os injustos, Ele dirá: “Retirai-vos de mim, malditos!”(V.41b) Em verdade eu vos declaro: toda as vezes que deixastes de fazer isto  a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer”. E complementa: “E estes irão para o castigo eterno, e os justos para a vida eterna.” (V.45-46)
Vamos, portanto, levar realmente a sério as Palavras de Jesus Cristo, porque... "Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas, somente o Pai." (Mc. 13, 31-32)
“Vinde benditos do meu Pai…”
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário