23 de abril de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

II Domingo da Páscoa – Domingo 27/04/2014
“Felizes aqueles que crêem sem ter visto.” (Jo. 20, 29c)


Ao anoitecer do mesmo dia da Ressurreição, após ter aparecido e conversado com várias pessoas, Jesus Cristo foi ao encontro dos seus Discípulos que estavam em algum lugar, com as portas trancadas, por medo dos judeus. Quando Jesus Cristo entrou onde eles estavam, ou melhor, quando: “Pôs-se no meio deles”, a primeira saudação de Jesus Cristo foi: “A Paz esteja convosco!” (V.19c).

Na verdade, Jesus Cristo quer dizer naquele momento para os Discípulos: “Não temas pequeno rebanho, Eu estou no meio de vós”, “Não tenham medo, Eu sou a Paz”. “Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os Discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.” (V. 20).

Os Discípulos não tiveram nem tempo de avaliar, o que estava acontecendo naquele momento, naquele reencontro. Os últimos momentos que eles ficaram juntos, com o Senhor, tomaram atitudes de profunda fragilidade humana, que só Jesus Cristo pode compreender, e compreendeu, tanto é que os perdoou sem nada cobrar.

Ele conhecia o coração de cada um deles e deu-lhes uma lição: Um grande exercício da Piedade é sem dúvida, a prática do Perdão, que… certamente, aprenderam!

Percebendo a alegria e a segurança que brotava de seus corações, Jesus Cristo, “Disse-lhes outra vez: A Paz esteja convosco!” e acrescentou: Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio a vós.” (Jo. 20, 21) Jesus Cristo quer falar novamente para os Discípulos: “Coragem, do mesmo modo que o Pai confiou em mim Eu confio em vocês.”

“Depois destas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.” (V. 22-23)

Logo que os Discípulos encontraram Tomé, que não presenciara esta lição de Piedade, comentaram com os corações repletos de alegria: “Vimos o senhor”. Tomé então, diz em outras palavras: “Se eu não tiver provas visíveis, não acreditarei!”.

Oito dias depois, Jesus Cristo pôs-se no meio deles novamente e disse: "A Paz esteja convosco", Tomé então, teve a oportunidade de tocar no Senhor, mas sem tocá-lo diz: "Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Crestes, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto."(V.29)

Tomé não tocou nas chagas, mas transmite-nos o mais autêntico grito de Fé: “Meu Senhor e meu Deus!” Nenhum dos apóstolos, nem mesmo Pedro, chamara ainda a Jesus Cristo de… “Meu Deus!”. Tomé é o primeiro que dá então à palavra Senhor o sentido pleno: Deus, Aquele que É!

É claro que todos desejamos a Paz, mas quase sempre não sabemos procurá-la nem onde se encontra; muitas vezes, nos servimos da violência, na busca de… Paz! É importante crer que só em Jesus Cristo se encontra a verdadeira Paz, que é o verdadeiro fruto do seu Mistério Pascal.

Encontramos a verdadeira Paz quando proclamamos: “Meu Senhor e meu Deus!”

Jesus Cristo está falando para cada um de nós, hoje: "Eu estou no meio de vocês."

Nesta Páscoa, quando nas Missas ou Celebrações, ouvirmos esta saudação: “O Senhor esteja convosco!”. Vamos responder com certeza e convicção:

“ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. ALELUIA!!!”

 
Fabiano Câmara Bensi.

Um comentário:

  1. Realmente, temos uma grande necessidade de poder tocar para acreditar num fato é uma realidade do ser humano até parece que nosso olhos funciona com as mãos. As carências do dia a dia e a necessidade do calor humano nos leva ao medo de ficar só. Mas Jesus vem sempre ao nos encontro e diz toca aqui é como dizer "Eu ressuscitei e estou aqui você não está só" Aleluia! irmãos vocês não estão só Jesus caminha conosco. Parabéns pelas suas matérias no Site.

    ResponderExcluir