27 de março de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

IV Domingo da Quaresma – 03/03/2014 
“… os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.” (Jo. 9, 39)

Uma das grandes dificuldades, que normalmente temos, é distinguir entre “enxergar com os olhos da fé” e “ter fé com os olhos que enxergam”. Então, podemos até questionar. “Se Jesus Cristo veio para restaurar a vista, como pode dizer que: ‘… os que vêem se tornem cegos’?”

Enquanto Jesus Cristo caminhava, viu um cego de nascença; os discípulos também viram e indagaram: “Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem este pecou, nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus.” (Jo. 9, 2a-3)

Os discípulos cometeram um erro comum, que nós também cometemos em atribuir toda doença ao pecado.

Creio que Jesus Cristo quis dizer que aquela cegueira, ou “doença”, não era castigo e nem “poder do mal”, mas podia ser instrumento, para que pudesse ser feita a distinção entre “Milagre” e “Cura”, “Fé” e “Conversão”.

Ao cuspir no chão, fazer um pouco de lama, ungir os olhos do cego e dizer: “Vai, lava-te na piscina de siloé,” Jesus Cristo já tinha certeza da realização do Milagre. Mas, algumas atitudes seriam necessárias para que o “cego” fosse curado.

a) A Fé, a presença e o interesse, o contato com Jesus Cristo.

b) A submissão a confiança e a obediência.

c) Fazer a parte dele: lavar os olhos com a água do poço indicado.

Logo que foi tocado por Jesus Cristo, o cego continuava sem enxergar, sendo necessário, porém, que ele demonstrasse interesse, obedecesse à ordem, fizesse sua parte.

Vale a pena compararmos a cura desse “cego” com o processo de nossa conversão e suas conseqüências:

a) “Nova visão!”. Percebe agora muitas coisas que sempre o cercaram que antes não podia discernir. E, sobretudo, ele viu e teve um contato direto com o seu Salvador!

b) “Nova alegria”. Sentiu-se liberto do “pesadelo” da inferioridade;

c) “Nova vida!”; podendo agir e trabalhar como os que vêem;

d) “Novo testemunho!” Já com a visão restaurada, mesmo sem conhecer visivelmente aquele que o curou, deu testemunho d’Ele todas as vezes em que foi questionado.

No momento em que o encontra, Jesus Cristo pergunta: “Crês no filho do homem? Respondeu ele: Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele? Disse-lhe Jesus Cristo: Tu o vês, é o mesmo que fala contigo! Creio, Senhor, disse ele. E, prostrando-se, o adorou.” (Jo. 9, 35b-38)

A Conversão é um Milagre que ocorre a partir da Fé. É a Cura da cegueira espiritual. Portanto, nesta Quaresma, peçamos a Jesus Cristo o Dom da Fé, para que aconteça em nós o Milagre da Conversão e a Cura de nossa cegueira espiritual.

“Se fosseis cegos, não tereis pecado… Converta-te.”

Fabiano Câmara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário