6 de março de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

1º Domingo da Quaresma – Domingo 09/03/2014

“Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus.” (V. 4a)

As leituras da Liturgia Diária nos conduzem a uma reflexão equilibrada a respeito de nossa espiritualidade; na proposta de aprofundar o Evangelho de Jesus Cristo em nossa vida.

Na verdade, nos leva a um passeio Teológico na história da humanidade através da Sagrada Escritura inspirada por Deus, que nos ensina a viver a verdadeira Fé, sem desviar do verdadeiro sentido de nossa vida.
Estaremos Celebrando o 1º Domingo do Tempo Quaresmal, que se inicia na quarta-feira de cinzas e terminará às vésperas do Domingo de Ramos, isto é, no início da Semana Santa.

A Liturgia da Igreja Católica volta-se para este Tempo, lembrando os quarenta anos do povo de Deus no deserto e revivendo os quarenta dias de deserto que Jesus Cristo viveu, preparando-se para sua Missão.
Jesus Cristo havia sido batizado por João Batista, tendo experimentado a visão dos céus quando viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele. Complementava essa maravilhosa visão com a voz dos céus que dizia: “Este é o meu Filho amado”.

É plena a presença do Santo Espírito de Deus nas atitudes, nos gestos e nas palavras de Jesus Cristo: “Em seguida, Jesus Cristo foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo demônio.”(V.01)
Quando Jesus Cristo deu sinais de que estava com fome, imediatamente o demônio aproximou-se e disse: "Se és o Filho de Deus, ordena a estas pedras que se tornem pães." (V.3b) Claro! Se alguém, humanamente falando, está com fome e tem poder para transformar "pedra" em "pão", creio que este poder será usado em causa própria, pessoal e egoísta.

Jesus Cristo reage e responde confiante e consciente da sua Missão: "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (V. 4)
Penso que a maior tentação, sofrida por Jesus Cristo, não foi o pedido de transformar "pedra" em "pão", mas sim, quando foi oferecido, pelo demônio, "todo o poder humano", "poder de reinar sobre a terra", quando diz: "Dar-te-ei tudo isto, se, prostrando-te diante de mim, me adorares.”(V.9) Estava, na verdade, oferecendo o que não era dele, e ainda em troca, queria a submissão às suas vontades.

Deus nos dá instrumentos e meios para vencer estes conflitos e discernir o que é tentação ou o que é provação. Ensina-nos também que toda tentação é uma provação, mas nem toda provação é uma tentação.
Muitos de nós vivemos em eternos desertos de tentações, provações e conflitos, porque não paramos para ouvir a Voz de Deus. Jesus Cristo Venceu!!!

“Meus filhos, tenham confiança. Eu venci o mundo!”



Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário