19 de fevereiro de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

VII Domingo Comum – Domingo 23/02/2014
“Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!” (MT. 5,48)

Os discípulos permanecem na Montanha, ouvindo, silenciosamente o Sermão e novas orientações estão sendo passadas, estão atentos, acolhendo a Palavra de Jesus Cristo e que também, continua falando para nós também.

Jesus Cristo fala do abandono da antiga lei e nos pede uma atitude diferente se queremos ser seus discípulos, fala do Perdão, superação do orgulho e a caridade mútua.

Perdoar, não é fácil, a pessoa que não perdoa, fica angustiada, se remoendo por dentro, às vezes até adoece. Não é fácil esta proposta de Jesus Cristo: “se alguém te ferir, ofereça a outra face”. Rezamos diariamente a oração do Pai Nosso, e em determinado momento da oração rezamos: “assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Se rezamos a oração com a afirmação que “perdoamos”, como agir de forma contrária? – O cristão deve ser consciente, não querer perdoar a outro é condenar-se a si mesmo, é ser orgulhoso.

Jesus Cristo nos diz: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’” (V. 43-44) Pois para ser seu discípulo, não se pode ter inimigos, o único inimigo do cristão é o pecado, mas não o pecador.

Jesus Cristo deu-nos o exemplo, por Sua própria crucificação, dificuldade que precisamos enfrentar, se buscamos a perfeição cristã: amar e rezar pelos que nos perseguem e nos caluniam. Este é o verdadeiro distintivo dos cristãos.

E Jesus Cristo acrescenta: “Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim também os publicanos?!” (V. 46)

Ao final, Jesus Cristo dá uma ordem aos discípulos de ontem e de hoje: “sede perfeitos, como perfeito é vosso Pai”. Estas palavras são um resumo de tudo o que Jesus Cristo vem nos falando desde o 4º Domingo do Tempo Comum.

Este trecho do Evangelho faz-nos um grande apelo à santidade e à perfeição, tendo como ponto central a caridade, a piedade e o perdão – Eis as atitudes mestras indispensáveis de todo o cristão e de todo o homem e toda mulher de Deus.

Às vezes, nós, cristãos, não entendemos totalmente o significado de ser cristão. Ser cristão é ser alguém diferente, não apenas no comportamento, mas na própria vida... é imitar a Vida do próprio Jesus Cristo.

A melhor definição que existe do bom cristão é a tentativa de ser santo... Sempre!!! E ser santo significa separado, diferente, não propriamente em práticas religiosas, mas na prática da caridade.

O apelo que Jesus Cristo quer nos levar à santidade e perfeição, não é só para agora, para hoje ou para amanhã, mas por todo o tempo e lugar.

E em que consiste a santidade e perfeição cristãs? Pergunto eu! Não sabeis? É tentar seguir e imitar Jesus Cristo. Não duvidemos: viver a santidade é a única maneira de ser realmente cristão.

Jesus Cristo nos fala sobre a “caridade mútua”, que deve haver entre os cristãos.

Dentro dos Movimento, Pastoral, Associação que participo existe esta comunhão?

Será que o orgulho está em mim?

Sei perdoar?

– Nossa santidade é reflexo da santidade de Deus!



Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário