16 de janeiro de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.






2º Domingo do Tempo Comum – Domingo 19/01/2014
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

Esta foi a maior, senão uma das maiores, e mais ousadas definições de João Batista a respeito de Jesus Cristo.

Há uma dupla perspectiva de São João ao chamar Jesus Cristo de “Cordeiro de Deus”: uma é no sentido do sacrifício; a outra é no sentido vitorioso e pascal.

Por um lado, Jesus Cristo é comparado ao cordeiro que é levado ao matadouro. Será imolado pelos pecados do Povo para receber o perdão de Deus.

Neste sentido, é chamado também de “Servo do Senhor”, e é submetido a todo tipo de crueldade, sem abrir a boca, apresentando-se como homem das dores, sem forma e beleza, desprezado e condenado, assumindo as nossas fraquezas.

Por outro lado, este cordeiro, embora manso e de peito transpassado, se encontra de pé, vitorioso. Ele é exaltado sobre seus inimigos, sendo aclamado como “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”.(Ap 17,14).

Para o povo de Israel, a Salvação que haveria de vir, O Messias, seria somente para eles "o povo escolhido de Deus"; Isso é o que realmente estava na cabeça deles, era realmente a esperança de um povo muito sofrido, um povo que vivia sob forte opressão.

Além da fidelidade de João Batista, podemos destacar também a sua coragem, coragem em anunciar, ou apontar Jesus Cristo como Salvador, Restaurador, de toda a humanidade e não somente de um povo.

Até então, só Deus tinha o poder de perdoar os pecados, mais ainda, não só perdoar, mas aquele que: "…tira o pecado do mundo."

Através da boca do profeta Isaías, Deus já havia profetizado a respeito deste Restaurador da humanidade: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo." (Is. 49,6)

Jesus Cristo é a Salvação de todas os povos, culturas e nações. Ele vive, está vivo e quer viver nos corações de todos os homens e mulheres, filhos e filhas de Deus.

Embora muitos não percebam ou, não creiam, Ele está Vivo!

*Para alguns, Ele é somente um simples morador!

*Para outros, Ele é um mero visitante!

*Para muitos, Ele é um ilustre convidado!

O Viver de Jesus Cristo está além de nossas vontades, é um ato deliberado de Amor e Misericórdia que também vai além de ser um simples… Morar. Um mero… Visitar! Ou ser um Ilustre… Convidado!

Ele quer verdadeiramente… habitar em nós! Fazer morada permanente! Participar de toda a nossa vida, em todos os sentidos, não para nos escravizar, mas para ser Luz do nosso "pensar", do nosso "falar", do nosso "sentir" e participar de todo o nosso "viver".

“Eu Sou a Luz para o vosso caminhar.”
Fabiano Câmara Bensi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário