18 de junho de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

XII Domingo do Tempo Comum – Domingo – 23/06/13

“Se alguém quer vir após mim…( Lc. 9,23a)


Esta exigência está contida no trecho do Evangelho de Jesus Cristo, que refletiremos no próximo Domingo, (Lc. 9,18-24) pode ser entendida como um conjunto de condições, que são essenciais, e até fundamentais, para todos aqueles que quiserem segui-Lo.

“Se alguém…” Ele não obriga, mas faz uma proposta. É para todos que têm, ou queiram ter, como projeto de vida: viver, seguir e praticar as verdades do Evangelho.

Quando diz:”…quiser vir após mim,” Ele não obriga, dá liberdade, assim como O Pai nos dá, nos deixa livres para tomar a decisão. Se a frase terminasse aí, poderíamos dizer que Jesus Cristo não exige nada de nós, porém, para este: ”…quiser vir,” tem uma condição, uma exigência que não é comum, muito pelo contrário: quando chamamos alguém para nos ajudar ou ir conosco a algum lugar, nós contamos com alguma qualidade ou qualidades, daquela pessoa a quem chamamos, não é verdade ?
Mas, Jesus Cristo, muito pelo contrário, nos pede: ”…renegue-se a si mesmo,” ou seja, que renunciemos a tudo que é nosso, nossos defeitos, nossas qualidades, nossos auto-conhecimentos, nossa prepotência, enfim, Renunciar, mesmo!

Com certeza está nos planos de Jesus Cristo fazer de cada um de nós novas criaturas; fazer novo todo o nosso ser, nosso pensar, nosso agir, nosso sentir… nosso viver.
Por isso, não nos pede que deixemos as nossas dores, nossas preocupações, nossas limitações, nossos traumas, nossos complexos e nem os nossos sentimentos de indignidade, Ele nos diz: “…tome a cada dia a sua cruz”.

Por que? Porque Ele nos conhece por dentro. Além disso, sabe e conhece qual é “a cruz” de cada um de nós; não há necessidade de mostrar, nem de esconder nada.
O que nos falta para atender o pedido de Jesus Cristo: “…E segue-me”? A insegurança, o sentimento de incompetência? A vergonha? Ou, o medo da dependência? Sim, muitas pessoas têm este medo, medo de ficar dependente de Deus.

Que maravilha seria se toda a humanidade se tornasse dependente de Deus! Todos os nossos atos, ações e atitudes seriam antes, levados à submissão dele.
Só assim teríamos um mundo cheio de sua Glória, um mundo cheio de Paz, onde todos seriam curados pela misericórdia de Jesus Cristo, Ungidos e conduzidos pelo seu Santo Espírito, quando todos se amariam de verdade.

Seria exterminado do mundo todo qualquer tipo de iniquidade, seria o mundo sonhado por Deus.
“Tome tua cruz e me siga!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário