13 de junho de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo

XI Domingo do Tempo Comum – 16/06/2013
“Tua fé te salvou; vai em paz.”( Lc.7,50b )

Estaremos refletindo, neste XI Domingo, o Evangelho de Jesus
Cristo escrito por São Lucas (Lc. 7,36-8,3), onde é narrado um momento cercado de grandes “contradições”, sob a ótica humana, e de grandes “Graças”, visto pelo coração de Jesus Cristo, é o episódio chamado de: “A pecadora perdoada”.

Jesus Cristo foi convidado por um grande conhecedor das leis judaicas, para comer em sua casa: "Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; e, estando aos seus pés, começou a chorar…suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com seus cabelos, beijava-os e os ungia com perfume.”
(V.37-38)
Logo após a mulher ter entrado na casa, pôs-se a chorar e suas lágrimas banhavam os pés de Jesus Cristo no mesmo instante, o fariseu dizia consigo mesmo: "Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca; pois é pecadora.” 
O fariseu errou duas vezes:
Jesus Cristo não é somente um Profeta, mas sim o próprio Deus;
Jesus Cristo sabia perfeitamente “qual” e “quem” era aquela mulher.

Temos uma grande oportunidade de aprender muito com os gestos de Jesus Cristo e, por que não dizer, com as atitudes da mulher que se tinha notadamente como “pecadora”.
Após o reconhecimento de sua condição de pecadora, de sentir a necessidade de perdão, ela se dirige a Jesus Cristo, impulsionada pela Fé naquele a quem acreditava encontrar acolhida, compreensão e misericórdia.

Quando lava os pés de Jesus Cristo, com suas lágrimas e enxuga-os com seus cabelos, aquela “pecadora”, mostra-nos qual é a experiência de um pecador arrependido diante da Misericórdia de Deus. Quando beija os pés do Senhor, transmite-nos de uma forma singela o sentimento de amor e gratidão, com a certeza absoluta de ter alcançado o perdão.

A mulher não obteve somente o perdão de Jesus Cristo, mas, A Salvação: “Tua fé te salvou; vá em paz.” ( V.50b)

Todos nós sabemos que uma das maiores dificuldades, da vida em Comunidade é a de um compreender o outro, aceitá-lo com seus defeitos e limitações, — o mais difícil ainda — é abrir mão de “conceitos” e “pré-conceitos”.
Muitas vezes, em nome de um falso moralismo, julgamos e não ajudamos, acusamos e não perdoamos, como se fôssemos os únicos “santos” capazes até de não pecar.

E, como sofremos, quando não somos compreendidos? Ou, quando alguém não aceita nosso arrependimento?
A verdade é que não cremos realmente, no fundo do coração que o perdão concedido por Jesus Cristo, é “Graça”, é “Misericórdia” e jamais contradição.

O mundo seria mais humano, mais justo e… mais santo, se aprendêssemos: a… “Enxergar com o coração de Deus e amar com o olhar de Jesus Cristo.”
“Todos os vossos pecados são perdoados.”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário