11 de abril de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

Domingo, 14 de Abril de 2013.
III Domingo da Páscoa.

"Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?" (Jo. 21,15)
  
 Após a Ressurreição, Jesus Cristo permaneceu alguns dias, ainda, junto dos Discípulos. No Evangelho narrado por São João (Jo. 21,01-19), podemos notar que: Ele aproveita todo o tempo para lhes transmitir bastante segurança e certeza quanto a sua Ressurreição, procura participar ativamente na vida comunitária deles, nas tarefas mais comuns, inclusive nas refeições.

Na vida comunitária, entre os amigos, Jesus Cristo não realizou nenhum Milagre mas, muita Cura Interior, cuida de cada um com muito carinho, através das atividades mais simples e aproveita todo o tempo para transmitir-lhes alguns ensinamentos coletivamente, dando-lhes, na pescaria uma lição: "Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer? Não, responderam-lhe. Disse-lhes: Laçai a rede ao lado direito da barca e achareis." (V. 5.6), no resultado da pescaria, uma refeição: "Disse-lhes Jesus: Vinde e comei."(V. 12a). Estes ensinamentos serviram principalmente para Pedro, a quem Jesus Cristo chamou para um diálogo e pergunta-lhe três vezes: "Simão (Pedro), filho de João, amas-me mais do que estes?" A resposta de Pedro foi sempre a mesma: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." E também o pedido de Jesus Cristo se repetiu: "Apascenta minhas ovelhas."

Logo em seguida fala para Pedro: "Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores mais velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres."(V.18)

Jesus Cristo, estando com os seus Discípulos, em comunidade ou individualmente, deixa p'ra nós cristãos, tanto enquanto comunidade, como enquanto pessoa, uma grande lição e nos exorta (chama a atenção), para três pontos importantes:

1º - Como Comunidade: Devemos ter confiança no Cristo Ressuscitado, contar com Ele, com o Seu poder em qualquer circunstância. (V. 1-14)

2º - Como pessoa, como cristãos: Devemos sempre, sem economia, abusar do Amor. Do mesmo modo que Ele pede a Pedro: "Apascenta minhas ovelhas". Ele quer dizer: "Ame com o maior amor, a todos os meus filhos e tenha paciência com eles, assim como eu tenho com vocês."

3º - Como Discípulo: Jesus Cristo faz uma colocação de muita Sabedoria, que passa quase desapercebida, mas p'ra Pedro, com certeza não passou. Quando Ele fala: "Quando eras mais moço fazias o que querias…" ou "Quando fores mais velho não farás o que quiseres…"

Certamente Ele esta dizendo: "O tempo de Evangelizar é agora! Não esperes o tempo passar…" Jesus Cristo, pede p'ra nós também:

"… Apascenta minhas ovelhas."

                                            Fabiano Camara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário