22 de outubro de 2014

Refletindo o Evangelho do Domingo

30º Domingo Comum - Domingo 26/10/2014
“Nesses dois mandamentos se resumem toda Lei e os Profetas”. (Mt. 22,40)
"Mestre, qual é o maior mandamento da lei?”. Esta é uma pergunta insensata feita por um doutor da lei a Jesus Cristo para colocá-Lo à prova; mas Ele valeu-se dela para dar um ensino precioso aos doutores da lei e a nós. É o que encontramos no trecho do Evangelho narrado por São Mateus, (Mt. 22,34-40).
A resposta de Jesus Cristo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. ” (V.37-39)
Todos sabiam, e nós também sabemos, que estes dois grandes preceitos da Lei de Deus, ou os dois grandes Mandamentos resumem-se em um único, do qual depende toda a Lei, toda palavra dos Profetas, porque não é possível separar o amor a Deus do amor ao próximo.
Na primeira parte da resposta, Jesus Cristo está dizendo que devemos amar a Deus com todo o nosso ser:

·  O Coração: é o que dá sentido ao nosso existir como ser vivo, o principal órgão do nosso corpo, a nossa ação.
·  A alma: é o que dá sentido ao nosso pensar, o que nos torna diferentes de todos os seres vivos.
· O espírito: é o que dá sentido ao nosso sentir, nos torna capazes de perceber que vivemos e somos amados pelo verdadeiro Amor.
   Devemos buscar no “Amar a Deus sobre todas as coisas”  um sentido de vida  que conduza a nossa própria existência, toda nossa ação, todos os nossos pensamentos, todos os nossos sentimentos e sonhos.
Na segunda parte da resposta, Jesus Cristo diz que: “Amar ao próximo como a nós mesmos”, é a maior demonstração que poderemos dar… de verdade! De que sabemos… com certeza! Que Deus É Amor, como adverte São João: Se alguém disser: ‘amo a Deus’, mas não ama o irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão a quem vê, é incapaz de amar a Deus a quem não vê.” (1ª Jo. 4,20)
Jesus Cristo conclui a sua resposta com uma afirmativa: “Nesses dois Mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas.” (V.40) Nesta afirmativa está o resumo de toda a lei, de todos os ensinamentos, de todos os Livros da Bíblia, de toda verdade e toda a sabedoria humana, anteriores e posteriores à Encarnação e Vida do Filho de Deus entre nós. “O mandamento do Amor”.
Não houve, não há e não haverá uma maneira mais clara e mais exata para julgar nossas atitudes e ações de filhos e filhas de Deus, se não pelo Amor. Este é o caminho mais simples, mais claro para viver o verdadeiro cristianismo e se chegar à santidade.
Amar ao próximo é o que nos dá certeza de que estamos próximos de Deus. Todos nós podemos compreender e viver isso.

“Amai ao seu próximo como Eu vos tenho amado.” 
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário