6 de agosto de 2014

Refletindo o Evangelho do Domingo




XIX – Domingo Comum - Domingo 10/08/2014

"Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mt.14,31b)
Caminhar pela e aceitar que é necessário a Conversão a cada dia são duas atitudes que caminham juntas e uma depende da outra. No Evangelho escrito por São Mateus (Mt.14,22-33), o Evangelista nos apresenta um episódio, com muita riqueza de detalhes, quando "Jesus Cristo caminha sobre as águas".
Muitos trechos na Bíblia, realmente me fascinam e este é um deles. Sempre que leio esta narrativa, me detenho em detalhes realmente esplêndidos.
Creio que este acontecimento, ou incidente, foi provocado pelo próprio Jesus Cristo, para que fosse utilizado no processo de formação dos Discípulos:
 "…Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para outra margem," (V.22a);  "Feito isso, subiu a montanha para orar na solidão." (V.23a); "Entretanto, já à boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário" (V. 24);"Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar."(V.25b);"…ficaram com medo:"(V.26b); "Mas Jesus logo disse: Tranqüilizai-vos, sou eu, não tenhais medo!" (V. 27b):
1º- Jesus Cristo faz com que os Discípulos se sintam afastados d’Ele;
2º- tendo conhecimento do que iria acontecer, permanece em oração;
3º- Está atento para tudo que acontece e está pronto para socorrê-los no momento exato;
4º- percebendo a insegurança, lhes dá coragem.
 Quando estamos afastados de Deus, tudo à nossa volta nos assusta e nos refugiamos, então, em subterfúgios e desculpas para justificar, muitas vezes, o nosso medo de tudo, inclusive medo do próprio Jesus Cristo. Aliás, o que é grande empecilho para nos aproximar de Deus é exatamente o medo.
Medo de nos expor, medo de nos revelar, medo de ter que renunciar às coisas materiais ou vontades pessoais, medo do fracasso, etc.
Mas Jesus Cristo conhecia muito bem as limitações dos seus Discípulos, assim como conhece as nossas e nos dá uma demonstração, realizando inclusive um Milagre, "Caminhando sobre as águas", que é o mesmo que dizer: "Caminhar pela Fé", porque é impossível que isto seja realizado de uma forma humana.
Quando Pedro pergunta: "Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas…" e Jesus Cristo diz: "Vem!" Pedro, então, vai ao encontro d’Ele, mas vacila e quase afunda; porém chegando Pedro perto de Jesus Cristo é socorrido, na hora!
Ouvir o "chamado" de Jesus Cristo, "Caminhar na Fé" e "Deixar-se converter", não é apenas um fato, mas uma atitude que deve durar a vida inteira.
"Tranqüilizai-vos, sou eu, não tenhais medo!"

Fabiano Camara Bensi
                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário