11 de julho de 2014

Refletindo o Evangelho do Domingo

                  XV Domingo do Tempo Comum – Domingo 13/07/2014

"Aquele que tem ouvidos, ouça." (Mt. 13,9)

 A partir desta semana a Liturgia nos traz uma série de "Parábolas", utilizadas por Jesus Cristo, em um  discurso, ou… pregação. É uma pedagogia muito própria para comunicar-se com o povo e para expressar as exigências a respeito do Reino de Deus. Por esta razão, são chamadas de "Parábolas do Reino".

A primeira é chamada de Parábola do semeador, Mt. 13,1-23, onde Jesus Cristo fala para uma grande multidão à beira do lago: "Acercou-se d’Ele, porém, uma tal multidão que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem." (V.2)

Nesta primeira Parábola, Jesus Cristo começa falando de um semeador que saiu a semear e… Bem! Expressa então, as dificuldades que Ele próprio encontra para falar das coisas de Deus, e que certamente o Apóstolo encontraria para conseguir pregar o Evangelho.

Quando lemos esta Parábola geralmente nos fixamos em dois pontos:

- de que "semente" Jesus Cristo estava falando? Claro, a Palavra de Deus.

2º- a que "terra" Ele estava se referindo? Claro, o coração do homem.

Mas, o que dificilmente paramos para observar é o sentimento do próprio Jesus Cristo naquele momento, o que pensava em relação ao povo.

Ele percebeu que o povo O estava seguindo muito mais pelo que Ele fazia e não pelo que falava; a sua fama se espalhava muito mais pelos Milagres, Curas, Libertação e nem tanto pelo Seu projeto, Seu propósito de Vida.

Jesus Cristo diz que:

  • a  quantidade de "semente" é abundante, chega até cair algumas ao longo do caminho;
  • o "terreno", o coração do homem, em nenhum momento é considerado por Jesus Cristo de má qualidade, e sim as suas condições;
  • a "semente", a Palavra de Deus, é sempre propícia quando acolhida por um coração bem preparado espiritualmente.

Para que a Palavra de Deus produza fruto em nós, é necessário que estejamos abertos, livres de preconceitos, desarmados, prontos para nos deixar questionar por Ela. E vale notar que o nosso crescimento espiritual se dá, na medida em que acolhemos e vivemos a Palavra de Deus.

Muitas vezes, preferimos falar, falar e... Falar com Deus. Esquecemos que é mais importante escutar o que Deus tem a nos falar do que nós falarmos com Ele.

E nós? O que diremos, então? Por que procuramos Jesus Cristo? Procuramos só pelo que Ele pode fazer por nós, ou O procuramos também para ouvi-lo e saber qual a Sua vontade a nosso respeito?

"O coração acolhedor, produz frutos: cem por um."

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário