18 de junho de 2014

Refletindo o Evangelho de Domingo.

12º Domingo Tempo Comum – Domingo 22/06/2014



"Quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus."  (Mt. 10,32).



Todo o Capítulo 10 do Evangelho, escrito por São Mateus, refere-se à escolha dos Apóstolos dentre os Discípulos. Após reunir os Discípulos, escolher e os Ungir para uma Missão específica, dando-lhes Poder e Autoridade, Jesus Cristo inicia uma série de instruções, orientações e recomendações relativas ao envio.

Ao meditar, e refletir este trecho do Evangelho escrito por São Mateus encontrei uma riqueza muito grande relativa à pedagogia de ensino de Jesus Cristo, O Mestre dos mestres.

No último versículo do Capítulo 9, Ele fala da necessidade de discernir pela Oração: no Capitulo 10,1 começa a sequência relativa ao ensino; os discípulos recebem poder e autoridade de Apóstolos;
são orientados de forma específica, para onde estavam sendo enviados: não deveriam perder tempo;
tomam conhecimento do objetivo da Missão: pregar, orar pela cura, expulsar todos os males, gratuitamente; são encorajados com relação à alimentação e ao sustento, que não se preocupassem com o que beber nem o que comer, O Senhor proveria; tomam conhecimento dos perigos e dos riscos a que estariam sujeitos, e que em todas as circunstâncias fossem mensageiros da Paz;são esclarecidos de que estavam sendo enviados para uma Missão de grande risco espiritual, mas que fossem prudentes e simples; tomam conhecimento da extensão do Poder e da Autoridade que acabaram de receber, que não precisavam se preocupar com o que dizer nem com o que falar. O Espírito Santo viria em socorro e colocaria em suas bocas, as palavras certas no momento certo.

São esclarecidos dos limites da Missão, que não se iludissem nem se vangloriassem dos seus feitos, pois seriam apenas canais das Graças de Deus, que o Discípulo não pode ser maior que o Senhor.
Porém, estas recomendações importantes, feitas aos Apóstolos valem, e muito, para todos os cristãos e cristãs que despertam para a Missão de Evangelizar.

O Apóstolo deve, antes de tudo, não temer em dar testemunho público e corajoso dos ensinamentos que ouviu e recebeu de Jesus Cristo. Com isso, Deus vai se revelando a nós, ajudando-nos a vencer as dificuldades encontradas em nossa caminhada.

É bom lembrar que a Missão Evangelizadora deve estar ligada, de forma íntima, à experiência de vida espiritual com Jesus Cristo.

A Missão nos leva à Fidelidade, ao Testemunho e ao Compromisso com as Verdades de Jesus Cristo.

"Sede minhas testemunhas, diante dos homens!"

Fabiano Câmara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário