23 de setembro de 2015

Refletindo o Evangelho do Domingo

XXVI Domingo do Tempo Comum – 27/09/2015

“Pois, quem não é contra nós, é a nosso favor.”(Mc. 9,40)
Aí está uma grande questão! Quando estamos fragilizados, atravessando momentos difíceis em nossas vidas, como: doenças, carências de qualquer natureza, conflitos emocionais ou de relacionamentos, procuramos, às vezes alguém, algo ou algum lugar, que a qualquer custo, nos dê soluções para os nossos anseios, nossas necessidades.
Mas, como vamos saber se estamos sendo ajudados em nome de Jesus Cristo? Podemos seguir uma exortação de São Paulo: "Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas, (falsos argumentos), nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo". (Col. 02,08)
Jesus Cristo deixa bem claro, "... se alguém faz prodígio em meu nome, não é contra nós." Vamos, então, tomar muito cuidado: a quem e onde estamos pedindo ajuda, em quem estamos confiando? E em nome de quem estamos sendo ajudados. O que está em jogo é a nossa vida, sim, a nossa vida! Dom maior dado por Deus.
E… Quando alguém nos pede ajuda, em nome de quem ajudamos?
Há um grande risco, o de colocar em evidência as nossas próprias vontades e visões e, cheios de vão orgulho, de nosso espírito materialista, individualista e prepotente, não permanecemos coerentes com os valores do Verdadeiro Reino, no qual todos nós vivemos e crescemos conforme um crescimento disposto por Deus.
No Livro dos Atos do Apóstolos, Pedro, cheio do Espírito Santo de Deus, nos dá uma verdadeira lição: "Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!" (At. 03,06)
Ainda no capítulo 9 do Evangelho narrado por São Marcos, Jesus Cristo nos diz também: "Mas todo o que fizer cair no pecado um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e lançassem ao mar!" (Mc. 9, 42)
Ele fala daqueles que protagonizam o escândalo e a corrupção, que são vestígios da própria maldade humana.
Escândalo é tudo aquilo que vai contra os princípios básicos e fundamentais da ética e da moral, sempre com a desculpa de não ter a intenção de prejudicar.
E a corrupção? É levar vantagem em tudo, passando por cima dos meios normais e legais, sempre usando a desculpa de que são meios “legais”, mesmo que sejam imorais.
O escândalo é surpreendente, cria um clima de muita insegurança, pois derruba certezas, confiança e faz, aos mais pequeninos, experimentar uma grande decepção.
A corrupção desautoriza as leis, invade os direitos, vai pelos fáceis caminhos, que só visa a conquista.
Quem ainda não experimentou uma ou estas duas realidades, e, sobretudo foi vítima delas?
Escandalizar e corromper é matar! Jesus Cristo joga duro, sobretudo com quem corrompe os pequeninos.
Corromper a fé dos simples e dos fracos é tirar-lhes a esperança. É não gerar vida! Quem não gera vida, vive por viver!!!
“Sejam meus imitadores, gerem vidas em plenitude!”
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário