5 de março de 2015

Refletindo o Evangelho do Domingo

3º Domingo da Quaresma - Domingo 08/03/2015
O Tempo da Quaresma é oportuno para fazermos uma profunda reflexão. O que temos feito com os espaços sagrados de Deus? Não basta escrever no portal do templo ou bater no peito dizendo: “Esta é a casa de Deus”, “Casa de Oração”, etc. e pretender que ali Deus se torne visível e perceptível, automaticamente.
É preciso abrir-lhe as portas pelo ouvir, viver e pregar a Palavra, pela participação vivenciada na vida da Comunidade, pelo respeito às coisas de Deus, pelo exercício da Cidadania... Ou nossa vida nada mais será que um grande mercado. Pagar para obter e cobrar para conceder.
Quando os vendilhões estavam no Templo, em Jerusalém, negociando muitos tipos de animais e trocando moedas, (Jo. 2,13-25) e … Jesus Cristo entrou: "Fez Ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. Disse aos que vendiam pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes." (V.15-16)
Nesta narrativa, o Evangelista São João consegue mostrar de uma forma muito enriquecedora, O Jesus Cristo "Verdadeiramente homem" e "Verdadeiramente Deus". Mostrou como Jesus Cristo valorizava de uma forma Experimental o Seu Batismo, feito por João Batista, no Rio Jordão e como Ele Vivenciou de uma forma Experiencial, quer dizer, assumiu realmente a “Unção”, a autoridade “Sacerdotal, Profética e Régia” e as suas consequências com zelo, sensibilidade e autoridade.
Quando Ele entra no templo e nota que estão fazendo comércio, imediatamente expulsa os vendilhões, bem como os animais. Porém, com relação a um dos animais, as pombas, a atitude de Jesus Cristo foi menos rude; pedindo que as tirassem não as expulsou, possivelmente, porque as pombas eram as oferendas dos mais pobres do povo, por quem Ele sempre demonstra um carinho todo especial.
Jesus Cristo teve sensibilidade e autoridade de “Sacerdote”, falou como “Profeta” e respondeu como “Rei”. E agora…? Nós, batizados, vivenciamos e experimentamos o nosso Batismo como Jesus Cristo? Assumimos com todas as consequências a nossa condição de “Batizados”?
Queremos, muitas vezes, um Deus à nossa disposição, não nos colocando à disposição de Deus. Esta mentalidade mercantil, esta concepção utilitarista da religião precisa ser revista!
 Não vamos fazer deste Templo vivo e Sagrado, que somos nós, “Casa de negociantes” e nem permitir que façam.
Se fizermos, temos que rever nossas atitudes e tomar a exortação de São Paulo feita aos Coríntios como se fosse p'ra nós. "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado — e isto sois vós." (1ª Cor. 3,16-17)
Vós sois, Templo do Santo Espírito!”
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário