18 de dezembro de 2013

Refletindo o Evangelho de Domingo.

4º Domingo do Advento – Domingo 22/12/13
"Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho…" (Mt. 1,23a)

Nesta semana, a Liturgia nos convida a refletir sobre a importância da fidelidade na proposta de Deus para a restauração da humanidade, Mt. 1,18-24.

No Antigo Testamento, Deus utilizou várias vezes os anjos para comunicar as Suas vontades, desejos e aspirações. Eles são, portanto, instrumentos usados por Deus como mediação entre o Divino e o humano.

No Novo Testamento, no entanto, os encontramos muito poucas vezes: antes do nascimento de Jesus Cristo, nos diálogos com Zacarias, pai de João Batista; com José, esposo de Maria, antes e depois do nascimento de Jesus Cristo; com Maria no momento da Concepção.

Todas as intervenções dos anjos de Deus foram marcadas por uma peculiaridade, uma particularidade, uma coisa em comum: a fidelidade daqueles a quem Ele se dirigiu e uma expressão de confiança: "Não temas!" Ou, "Não tenhas medo!".

O anjo de Deus anuncia o nascimento de Jesus Cristo a José. Enquanto ele estava confuso "… eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: 'José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.'" (V.20-21)

"Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.”(V.24-25)

Com essa atitude de José podemos aprender:

* que Deus tudo pode, inclusive realizar uma concepção e um nascimento de forma milagrosa.

* que uma decisão humana pode ser mudada ou corrigida por uma revelação de Deus.

* que as profecias são Palavras de Deus, não devem ser desprezadas.

* que é possível existir um casal totalmente submisso à Palavra de Deus.

José foi, portanto, o primeiro a receber a revelação da concepção de Jesus Cristo, que se daria por obra do Espírito Santo.

No próximo dia 25 estaremos celebrando o Natal de Jesus Cristo, o aniversário deste "Deus conosco".

O Natal é um infinito gesto de Amor de Deus. Só entenderá sua mensagem quem entender a linguagem do Amor, será sempre paradoxal, estúpida e ridícula para aqueles que não amam.
Tudo seria bem melhor se o Natal fosse, não apenas um dia, mas... todos os dias na vida de cada um de nós.

Que o Nascimento de Jesus Cristo seja sempre para nós… “Um Santo e Feliz Natal!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário